Arte Serrinha

#cyber7pontes

Por que  #cyber7pontes ?

 

SETE corpos em SETE casas. Hologramas reais reunidos construindo uma só residência. Uma cyber-residência. Todes interligades por este cyber-lugar que, por definição, “possui uma grande concentração de tecnologia avançada”. Mas que lugar é esse? 

 

Um ponto de conexão: entre passado e futuro através do espaço-tempo presente, conectando vidas que produzem conhecimento de base ancestral olhando pro futuro, caminhando sob pontes que conectam séculos de resistência à sequenciais tentativas de dominação e dizimação.

 

Nós somos pontes dessas travessias. Descobrimos, assim, um ponto em comum com a história desse território que nos sustenta: o bairro das SETE Pontes é o endereço oficial da Fazenda Serrinha. Boa parte desse território (hoje popularmente conhecido como “bairro da Serrinha”) foi submerso com a chegada da represa, mas sua memória permanece.

 

O fim do mundo não é novidade; vem sendo anunciado há muito tempo e já aconteceu algumas vezes. Aconteceu onde estamos e está acontecendo aqui e agora. Quem será atingido? Quem foi? Você: está sendo? 

 

Queremos saber: como? É preciso muita tecnologia e, portanto, ciência e arte articuladas, para destruir um mundo. Descobri-lo. Para criar outros. Para permanecer vivendo e não só sobreviver. Por vezes a destruição antrópica se vale dos elementais da assim-chamada “natureza” – esse cyber-lugar onde estamos enquanto somos – para disfarçar tudo aquilo que é intencional: a chegada do fogo, a permanência da água, a epidemia, os seres humanos que são reconhecidos como tal.

 

À partir de uma proposição aberta do 19* Festival Arte Serrinha, sete residentes dedicaram uma pesquisa coletiva em “Ciência&Arte”. Provocades também pelo contexto do isolamento social, do apocalipse climático e seus colapsos imanentes iminentes, criaram obras conectadas entre si com este ponto-ponte comum de chegada y partida: conectar.

asè

 

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *