13 a 15 de julho
Alice Ruiz | Oficina de Haikai
Vagas: 30
Horário: 14:30h às 18h
Valor: R$ 300,00
Idade mínima: 14 anos
Pré-requisito: Não é necessário conhecimento prévio de haikai ou poesia, basta o desejo de conhecer.
Esta oficina se propõe a familiarizar os participantes com a técnica e prática do haikai – poesia mínima de origem japonesa. Dentro da parte teórica, acontece um apanhado sintético – uma introdução à “filosofia” zen, em função do haikai ser uma das práticas em direção ao satori (iluminação). Essa parte é uma espécie de preparação do espírito para que os participantes se coloquem em “estado poético”.
Em seguida, serão abordadas técnica e forma, o que inclui algumas noções da escrita ideogrâmica, e analisadas e cotejadas as produções de haikais japoneses e brasileiros, tendo, assim, um rápido apanhado histórico de ambos os países.
A parte prática se inicia com exercícios de tradução, passando para a criação em conjunto, entre os participantes e com a coordenadora, além de produções individuais.
Alice Ruiz
Alice Ruiz é poetisa e compositora brasileira. Com mais de 20 livros publicados, tem seus poemas traduzidos para diversos países. Em 1968, casou-se com o poeta Paulo Leminski (1944-1989). Foi ele quem descobriu que Alice escrevia “haikais”, o que levou a autora pesquisar e estudar essa forma de fazer poesia. No início dos anos 1970, Alice criou sua primeira letra de música, em parceria com o marido, e, na mesma época, escreveu textos feministas que foram editados em algumas revistas. Em 1980, publicou seu primeiro livro, Navalhanaliga, seguido de diversos outros. Já participou de diversos projetos e exposições, integrou o júri de oito Encontros Nacionais de Haikai, em São Paulo, e venceu o Prêmio Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro “Vice-versos”, e o Prêmio Jabuti da Poesia, de 2009, pelo livro “Dois em um”. Em 2005, lançou seu primeiro CD, “Paralelas”, em parceria com Alzira Espíndola, e é autora de mais de 50 músicas gravadas por intérpretes como Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Gal Costa e Ney Matogrosso.