Arte Serrinha

Território

Prev
Next

A Serrinha

A Serrinha é um bairro rural de Bragança Paulista, uma região de mananciais no início da Mantiqueira, às margens da represa do Rio Jaguari, de onde vem parte da água que se bebe na cidade São Paulo.  

Foi também na Serrinha que se encontraram, no início dos anos 1990, duas famílias com propriedades centenárias que, depois de viverem o ciclo do café e testemunharem o declínio de suas atividades agropecuárias nos anos 1960, reinventaram-se a partir de um projeto comum que reúne cultura, educação, turismo e desenvolvimento sustentável.

Fazenda Serrinha

A Fazenda Serrinha é reconhecida como reserva ecológica particular e funciona como centro de vivências e experimentações culturais e ambientais. É onde acontece a maior parte das atividades do Festival Arte Serrinha, como oficinas, debates, pocket shows e performances artísticas. A Fazenda também abriga o Parque Natural Arte Serrinha que possui trilhas para caminhada, um mirante panorâmico, obras de arte na paisagem e o Espaço Energia, um centro cultural e educativo construído com containers.

Galpão
Busca Vida

O Galpão Busca Vida, vizinho à Fazenda Serrinha, foi construído em 1998 em uma antiga leiteria e hoje funciona como pizzaria, cachaçaria e casa de espetáculos. A decoração, que manteve elementos do sítio, é altamente cênica, aproveitando-se de elementos originais e reciclados como cenários de teatro, antiguidades e obras de arte. Nasceu ali a cachaça Busca Vida, que hoje é famosa no Brasil inteiro.

Teatro Rural

O Teatro Rural é próximo ao Galpão Busca Vida, tem apenas 60 lugares e também é todo construído com materiais reciclados. Foi idealizado por Carlos de Oliveira, mesmo proprietário do Galpão Busca Vida, como alternativa cultural para a comunidade da Serrinha. Recebe parte da programação do Festival Arte Serrinha como peças de teatro e apresentações musicais e durante todo o ano é uma das sedes do projeto Rota das Artes que realiza atividades culturais para os jovens dos bairros do entorno da Serrinha.